segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chile 2009 - Planejamento de Viagem

Olá! Estou de volta para começar a contar um pouquinho sobre a nossa primeira viagem. Tudo começou em junho de 2009, uns 4 meses antes da viagem (antes mesmo de eu saber se teria férias como estava planejando). Conversando sobre lugares que gostaríamos de conhecer, decidimos onde iríamos passar esses quase 30 dias. De repente me vi entrando na internet e "caçando" tudo que tivesse alguma relação com nossos destinos: Chile e Argentina. Uma vez escolhidas as datas de ida e volta comecei a pesquisar sobre valores de hotel, passagens e aluguel de carro. Pra minha surpresa encontrei o site Mochileiros que ainda não conhecia e alguns blogs que contavam todos os detalhes de algumas viagens já realizadas, como o "Idas e Vindas" (lista de blogs sugeridos) que acesso até hoje sempre que preciso de dicas de um novo destino!

Antes que eu pudesse perceber já estava com a quarta revisão do nosso roteiro em mãos, com todos os detalhes descritos, como data, locais a serem visitados, opções de hotéis (com preços e endereços), locadora de veículos (esse foi o único item reservado com antecedência), restaurantes recomendados (ah, um detalhe que eu esqueci de comentar: adoramos conhecer novos restaurantes e comer, lógico, então esta "atração" sempre está nos nossos roteiros!), entre outros detalhes.

Até que foi muito fácil encontrar todas essas informações e montar o roteiro final, graças a ajuda de muitos na internet, mas confesso que tivemos alguns probleminhas... pensando agora, me lembro especificamente de 5 pequenos imprevistos que estarei relatando conforme os dias que aconteceram. Logo no planejamento tivemos 2! Primeiro que apesar da antecedência de 3 meses da viagem, foi humanamente impossível reservarmos nossas passagens como queríamos para Copiapó utilizando as milhagens da TAM. Apesar da propaganda, depois de tanta insistência, até um atendente da TAM acabou confessando que nunca tinha visto alguém conseguir uma passagem pela companhia parceira LAN CHILE com milhagens da TAM. Em vista disso, alteramos o nosso roteiro para chegarmos em Santiago e depois alugarmos um carro para ir ao deserto do Atacama e voltar. O retorno ao Brasil seria por Bariloche, porém como estaríamos fora da temporada, não haveriam mais vôos diretos pela TAM e nossas milhagens não seriam suficientes para uma escala em Buenos Aires (devido a mudança de aeroporto teríamos que pagar 2 trechos). Então resolvemos ir para Bariloche, comprar um vôo interno para Buenos Aires (onde ficamos menos de 24 horas) e depois retornar para São Paulo com as tão desejadas milhas!

Enfim, esse foi o primeiro imprevisto! O segundo tratou-se da tão temida "gripe suína", que teve seu boom 1 mês e meio antes da nossa viagem, sendo a Argentina e o Chile os países mais afetados da América do Sul! Nessa hora me bateu o desespero! Já estávamos com o roteiro pronto, passagens compradas e eu pesquisando sobre todas as formas de contração e PREVENÇÃO dessa tal gripe! Dias antes da nossa viagem o surto estava começando a se estabilizar, então fizemos um seguro saúde, o sinal da cruz e fomos com a cara e a coragem!

Bom, esse post já ficou grande demais! No próximo começo a contar o dia-a-dia dessa primeira viagem. Só para adiantar, ficamos 22 dias, então vou tentar encurtar os próximos posts, senão vai ser difícil alguém ler até o final!
Até a próxima...

Um comentário:

  1. Vai uma dica: para quem pretende ir ao Chile, o "Rough Guide Chile" é uma boa pedida. Ele apresenta mapas da maioria das cidades e assim que chegávamos em uma, abríamos o guia para encontrar as atrações, hotéis e restaurantes.

    ResponderExcluir